MARS

Acervo Arqueológico
Breve Panorama
Do acervo

Os primeiros itens incorporados ao acervo do MARS dizem respeito aos bens arqueológicos coletados por Fernando La Salvia na região norte do Estado do Rio Grande do Sul. Os itens em questão correspondem a diversos artefatos pre-coloniais sendo, em sua grande maioria, fragmentos cerâmicos.

Posteriormente, artefatos oriundos de diversas escavações, coletas e doações foram sendo incorporados ao acervo, inclusive aqueles que advinham de pesquisas executadas no âmbito do licenciamento ambiental – a partir da concessão de endossos institucionais -, como, por exemplo, os materiais provenientes da reforma do Theatro São Pedro, no começo do corrente século. Isto fez com que, não só o acervo do MARS diversificasse a sua tipologia material, como também aumentou em muito o seu volume, sendo que os últimos relatórios elaborados apontam uma média de 30 mil peças presentes no acervo arqueológico da instituição.

artefatos oriundos de diversas escavações, coletas e doações foram sendo incorporados ao acervo, [...] como, por exemplo, os materiais provenientes da reforma do Theatro São Pedro

Com a aposentadoria do único arqueólogo na instituição em 2008, o acervo do MARS ficou sem profissional qualificado para prosseguir as análises pendentes e a decorrente organização dos dados obtidos. Um reflexo desta ausência, embora outros fatores sejam igualmente relevantes, foi a designação do MARS enquanto IGP inapta a receber materiais arqueológicos, de acordo com avaliação realizada pelos técnicos do IPHAN.

Em 2022, o MARS volta a ter arqueólogo em seus quadros a partir da nomeação de servidor concursado para tanto e, no mesmo ano, começa a ser executado um projeto de pesquisa com o intuito de requalificar o acervo, em todos os seus aspectos, e tornar o MARS uma IGP apta novamente diante da autarquia federal.

Da Reserva Técnica 2

O acervo arqueológico do MARS encontra-se alocado na RT2 do museu, à Rua dos Andradas, nº 1234, décimo andar, sala 1005. O endereço em questão trata-se do Edifício Santa Cruz, prédio de ocupação mista localizado no centro da Capital. A sala 1005 é um cômodo de aproximadamente 20m2, originalmente concebida para ser uma sala comercial, e que tem atuado com reserva técnica do acervo arqueológico em caráter emergencial e transitório desde 1996.

Na ausência de um arqueólogo em seus quadros desde 2008, visto a aposentadoria do único servidor da área na instituição, aos demais servidores do MARS, coube apenas a execução de tarefas de manutenção do espaço, até a chegada de um novo servidor da área da arqueologia.

O Projeto de Requalificação da RT2

Em 2022, com a chegada de um novo servidor da área, é identificada  a necessidade urgente de requalificar a RT2. Não apenas de dar prosseguimento às análises interrompidas, mas, também, de proceder à organização e sistematização de todos os dados já produzidos em relação ao acervo e a revisão do inventário da reserva. Além disso, diante da constatação de que a a sala 1005 não foi concebida para atuar como reserva técnica, o projeto prevê ainda rearranjos e incrementos que tornem o espaço mais qualificado para atuar como reserva técnica de um acervo com tipologias materiais tão distintas.

Atualmente, a equipe do projeto tem realizado atividades de levantamento documental do acervo, bem como visitas técnicas a outras IGPs com o intuito de adaptar soluções elaboradas por outras instituições, bem como para retomar um diálogo institucional no que diz respeito à arqueologia, visto a ausência de profissional da área no MARS por tanto tempo.

POLÍTICA DE ACERVO
Reserva Técnica 2

No momento, a Reserva Técnica 2 não possui Política de Acervo vigente. A elaboração de protocolos está prevista no Projeto de Requalificação da RT2, sendo que, até que tal Política esteja implementada, processos como de visita e de acesso ao acervo estão sujeitos à discricionariedade do servidor encarregado pela reserva, bem como pelas orientações da Comissão de Acervo do MARS. Assim, todo e qualquer acesso à RT2 depende de autorização expressa de autoridade encarregada para tanto, cabendo ao solicitante cumprir as exigências impostas e zelar pela segurança do acervo e da reserva técnica sob as penas da lei.

Endossos Institucionais

O MARS está impossibilitado de emitir endossos institucionais para pesquisas arqueológicas atualmente.

Contatos

Caso seja de teu interesse obter alguma informação a respeito do acervo arqueológico do MARS, solicitar pré-agendamento de visita ou caso tenha outra questão, podes entrar em contato a partir da página Fale Conosco.