MARS

SOBRE O MARS
MARS
O museu da diversidade cultural

O Museu Antropológico do Rio Grande do Sul – MARS é uma instituição museológica pública, permanente e sem fins lucrativos, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, SEDAC, constituída para servir à sociedade e ao seu desenvolvimento, assim como para o fortalecimento da democracia e da diversidade social e cultural. É uma instituição aberta ao público, que pesquisa, adquire, preserva, conserva, gere, comunica e expõe acervo de conhecimento antropológico, patrimônio etnológico e arqueológico, com fins de promover ações de Educação Museal e divulgação científica, por meio da sustentabilidade, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural presente no território do estado.

Administrativamente é um dos museus vinculados à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, cumprindo papel fundamental na pesquisa e na preservação da memória e do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. Seu acervo é resultante de quatro décadas de pesquisas, doações de instituições e da sociedade civil.

A totalidade de itens dos acervos etnográfico e arqueológico é de aproximadamente 43 mil itens entre artefatos arqueológicos, artefatos indígenas, fotografias, magnéticos sonoros e visuais, objetos e documentos testemunhos da diversidade cultural sul-riograndense.

43 mil itens entre artefatos arqueológicos, artefatos indígenas, fotografias, magnéticos sonoros e visuais, objetos e documentos testemunhos da diversidade cultural sul-riograndense.

O setor administrativo do Museu localiza-se no prédio que abrigou a antiga sede dos Correios e Telégrafos do Estado do Rio Grande do Sul, atual Memorial do Rio Grande do Sul, situado na Rua Sete de Setembro, 1020, no Centro Histórico da cidade de Porto Alegre (em amarelo abaixo), enquanto o seu acervo encontra-se no 10º andar do Edifício Santa Cruz, na Rua dos Andradas, 1234, também no Centro Histórico da cidade (em vermelho abaixo).
Sede ADM do MARS

Reservas Técnicas e Biblioteca do MARS

No ano de 2021 inicia a elaboração do seu Plano Museológico e em 2022 é revisado e finalizado, sendo registrado sob a responsabilidade técnica da Museóloga e diretora do MARS Letícia de Cássia Costa de Oliveira – COREM nº 0247-II, Conselho Regional de Museologia 3ª Região. O Plano Museológico é uma exigência da Lei Federal n° 11.904, de 14 de janeiro de 2009, regulamentada pelo Decreto Federal 8.124 de 17 de outubro de 2013 e de acordo com a Lei Federal nº 7.287, de 18 de dezembro de 1984 e com a Resolução do Conselho Federal de Museologia nº 03, de 04 de outubro

Institucional
Missão

Produzir, sistematizar, apoiar e divulgar conhecimento antropológico acerca da formação social e da diversidade cultural no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, assim como salvaguardar os bens culturais e suportes etnográficos relacionados a este campo de saber e às memórias coletivas que os sustentam, por meio de ações de pesquisa, comunicação, educação e acervo.

Visão

Ser referência, entre os museus gaúchos, no que tange à pesquisa, salvaguarda e comunicação em sua área de atuação, proporcionando participação social e democratização de acesso a atividades culturais e patrimoniais desenvolvidas.

Valores
  • Ética na prática museológica e antropológica;
  • Respeito à diversidade e compreensibilidade das diferenças;
  • Preservação da memória e da identidade dos grupos formadores da
    sociedade;
  • Promoção de práticas dialógicas e compartilhadas na construção dos
    saberes e do acervo.
Criação

O Decreto nº 26.932, de 20 de abril de 1978 – publicado em 24 de abril daquele ano, no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul – marca a fundação do museu. Originalmente integrando o então Departamento de Assuntos Culturais da Secretaria de Educação e Cultura, o MARS surge no referido texto legal com forte ênfase na pesquisa e na formação e promoção de seus acervos.

Regimento Interno

O Regimento Interno – elaborado pelos servidores do MARS e aprovado pela Portaria Sedac nº 0037, de 31 de maio de 2013 – é o instrumento legal que estrutura e organiza a instituição.