MARS

Equipe MARS
Integrantes
no-picture
Sylvia Blanco Bojunga
Diretora
Sylvia Blanco Bojunga
carla
Carla Souza de Camargo
Antropóloga
Carla Souza de Camargo

Antropóloga no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Analista em Assuntos Culturais/ SEDAC-RS). Também atua como Supervisora de tutoria no Programa "Saúde com Agente" (UFRGS / Conasems/ SUS/ Ministério da Saúde).

Doutora em Ciências Sociais (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (2012).

No doutorado, desenvolveu pesquisa sobre populações tradicionais implicadas pela Transposição do Rio São Francisco, dando ênfase à relação entre populações indígenas, territorialidades, movimentos sociais e a prática estatal de gestão de territórios.

Desde então, interessa-se pelas dimensões políticas, cosmológicas e territoriais que os fluxos de águas assumem entre povos tradicionais, tendo participado de relatórios técnicos e grupos de trabalho específicos neste tema. Experiência em pesquisas sobre antropologia política, antropologia rural, projetos de desenvolvimento e povos indígenas no Brasil.

felipe
Felipe Benites Tramasoli
Arqueólogo
Felipe Benites Tramasoli

Bacharel em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atuou como monitor de diversas disciplinas e integrou o projeto Paisagens e identidades: a modernidade rio-grandina. Ainda, mestre em Arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com bolsa da CAPES, desenvolvendo pesquisa sobre a paisagem urbana contemporânea da cidade do Rio Grande, que resultou na realização de uma série de intervenções urbanas e da criação de uma exposição virtual de fotografias: Rio Grande Cinza. E, atualmente, desenvolve sua pesquisa de doutorado em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa do CNPq, onde está elaborando, como parte de sua atividades, um podcast introdutório à Arqueologia: Pequeno Manual de Arqueologia.

Possui vasta experiência no Licenciamento Arqueológico desenvolvido em áreas urbanas, tendo trabalhado por anos em empreendimentos realizados no município de Porto Alegre, e na análises de acervos arqueológicos oriundos de sítios desta natureza.

Tem como principais interesses de pesquisa: a paisagem urbana, a relação entre Arqueologia e Estado, a extroversão do patrimônio cultural, a gestão de acervos, além dos efeitos do projeto moderno na produção do conhecimento na Arqueologia.

Foi servidor do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul e, desde julho de 2021, é Analista em Assuntos Culturais (Arqueologia) da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande Sul, lotado no Museu Antropológico do RS.

rossanna
Rossanna Prado Perez
Cientista Social
Rossanna Prado Perez

Possui Licenciatura em Ciências Sociais pelo IFCH/UFRGS (1994), Bacharelado em Ciências Sociais, ênfase Antropologia, pelo IFCH/UFRGS (1997). É Especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos pelo PPG PROPUR/UFRGS (2007), Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC/RS (2009), e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pelo PPGMP/ICH-UFPEL (2017-2019). Atualmente é Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pelo PPGMP/ICH-UFPEL.

Servidora pública, é Analista em Assuntos Culturais - Antropologia, lotada no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul - MARS, na Secretaria de Estado da Cultura SEDAC/RS.

Tem experiência na área de pesquisas, curadoria e expografia, atuando e pesquisando nos temas: Patrimônio cultural material e imaterial, Comércio, cidade e Espaço social, Artes tradicionais e Ofícios manuais.

marie
Maria Helena Sant'Ana
Antropóloga
Maria Helena Sant'Ana

Antropóloga. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas (2017) Com bolsa do Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior CAPES na Université du Bourgogne (França). Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Graduou-se em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) Foi Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul de 1998 a 2019. Nesta Universidade foi Editora da Revista Barbarói (2018-2019) Coordenadora do Memorial Unisc (fevereiro de 2007 e dezembro de 2009). Antropóloga e Analista Cultural do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul / SEDAC RS. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Museus. Tem se dedicado aos temas de Memória e identidade social, espaço, territorialidade e trajetórias urbanas, habitação popular, políticas públicas, com ênfase nos últimos anos em patrimônio imaterial, narrativas, performances e poéticas memoriais negras e afrodescendentes.

djenifer-estagiaria
Djenifer Bencke da Silva
Estagiária
Djenifer Becke da Silva

Bacharelanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), formada em Direito pela URI Santiago/RS. Integrou o Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Assessoria para Mulheres (Gritam), que atua junto ao Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (Saju) da UFRGS. Integra, atualmente, o Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT/UFRGS), participa do Grupo de Pesquisa/UFRGS Processos Participativos na Gestão Pública e está estagiária no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul - MARS.

marina
Marina Costa Stringhini
Estagiária
Marina Costa Stringhini

Bacharelanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou como Assistente Editorial junto à Revista Horizontes Antropológicos (PPGAS/UFRGS). Integrou o Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT/UFRGS), e, atualmente, integra o Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE/UFRGS) e o Núcleo de Antropologia da Religião (NER/UFRGS). É bolsista de Iniciação Científica junto ao projeto "O Agro é branco? Branquitude e seletividade racial nas políticas de acesso à terra no Brasil" (GPACE/CNPq) e estagiária no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul - MARS.