MARS

ARTEFATOS
Um projeto de Educação Museal

“ARTEFATOS” é um projeto de Educação Museal atualmente em desenvolvimento, liderado pela equipe do Museu Antropológico. Seu objetivo primordial é desenvolver uma ferramenta lúdica – no caso, papercraft ou papelmodelismo – destinada a facilitar a compreensão de conceitos e conteúdos relacionados às diversas tipologias de artefatos criadas pela humanidade ao longo dos tempos. Com isso, o projeto visa proporcionar uma abordagem educacional envolvente, promovendo a apreciação e uma compreensão mais aprofundada.

Além disso, “ARTEFATOS” busca ir além da mera transmissão de conhecimento, visando instigar o público acerca de seu patrimônio cultural. O projeto promove, ainda, uma articulação entre essas tecnologias e os bens sob guarda do Museu Antropológico, que compõem seu acervo.

Público-alvo

O público-alvo do projeto são discentes e docentes do ensino fundamental. De forma complementar, os materiais e os conteúdos desenvolvidos pelo projeto estarão à disposição de toda a sociedade.

Oficinas

Eventualmente a equipe do Museu Antropológico realizará oficinas de montagem dos produtos elaborados que serão abertas ao público. Para ficar sabendo, acompanhe-nos no instagram: @MARSmuseu.

PARA FAZER EM CASA
papercraft (papelmodelismo)

O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento, no entanto, decidimos disponibilizar todos os materiais produzidos em formato de papercraft, para que possam ser utilizados conforme a conveniência de cada interessado. Essa decisão reflete nossa abordagem colaborativa e o desejo de proporcionar acesso aberto aos recursos gerados durante o processo de desenvolvimento do projeto. Encorajamos o uso e a adaptação dos materiais conforme as necessidades individuais, promovendo assim uma maior participação e benefício para a comunidade interessada.

#01 Vaso cerâmico

O primeiro item disponível é um vaso cerâmico genérico desenvolvido por nossa equipe. As cerâmicas são materiais inorgânicos, não metálicos, produto da síntese de argilas, quartzo e feldspato a partir de tratamento térmico. Tratam-se das evidências arqueológicas mais recorrentes, especialmente em ocupações mais pretéritas. Além disso, apresentam ampla versatilidade, sendo empregadas desde a contenção de líquidos e alimentos até aplicações na indústria aeroespacial.

Faça o download aqui

Confira o tutorial de montagem