MARS

Acervo Etnográfico
Repositório digital
orgulhosamente feito com Tainacan

Em 17 de agosto de 2023, lançamos nosso repositório digital do acervo do MARS, começando pelo nosso acervo etnográfico, que tu podes acessar clicando abaixo:

O projeto de digitalização do acervo do MARS ainda está em andamento, mas, conforme as coleções forem sendo digitalizadas, elas são disponibilizadas aqui. Portanto, siga nossas redes sociais e/ou de olho no nosso site pra ficar sabendo das novidades!

Breve Panorama
Acervo Etnográfico

O Acervo Etnográfico do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul é constituído por peças de diversos suportes: esculturas religiosas, objetos de culto, fotografias, filmes (documentários), livros, peças de artesanato, objetos pessoais, indumentárias e outros. O acondicionamento das peças visa à sua preservação e é feito por tipologia. Os meios de constituição deste acervo foram doações e, principalmente, projetos de pesquisa e de expografia realizados pela instituição. 

O acervo é composto por diversas coleções, que são fontes valiosas de informações sobre as culturas e tradições das comunidades que habitam o Rio Grande do Sul. Em sua coleção destacam-se objetos e reproduções fotográficas referentes à etnologia indígena (Kaingang e Mbyá Guarani) e outras etnias formadoras da identidade sul-rio-grandense (negros, açorianos, alemães, italianos, judeus e sírio-libaneses), religiosidade afrobrasileira, comunidades quilombolas, antropologia urbana e memórias de territorialidade em classes populares.  

O acervo é composto por diversas coleções, que são fontes valiosas de informações sobre as culturas e tradições das comunidades que habitam o Rio Grande do Sul.

Projetos em andamento e futuros

Em 2014, o MARS recebeu um grande volume de peças de etnologia indígena doadas pelo Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, e recebeu a transferência em caráter definitivo frente ao risco de perda do material. São peças em madeira, cestaria, zarabatanas, tacapes, arcos e flechas, cerâmicas e máscaras rituais de grupos xinguanos, em especial Kalapalo e Wauja. Estes materiais ainda estão em processo de identificação, mas sabemos que pertencem ao Sistema Social Multiétnico do Alto Xingu (BARCELOS NETO, 2006; FRANCO NETO, 2010)*. 

Em julho de 2017, em virtude da extinção da Fundação do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), também foi transferido para o MARS um conjunto de documentação sobre pesquisas folclóricas e materiais de acervo 3D, comprados e recebidos pelo IGTF, como também um conjunto de 2.297 monografias de conclusão do Curso de Especialização em Folclore da Faculdade de Música Palestrina -FAMUPA (Liceu Musical), produzidas na década de 1980 (1980-87) que haviam sido incorporadas ao acervo do IGTF em 1990. 

A totalidade das coleções do MCT/PUCRS e do FIGTF foi incorporada ao acervo etnográfico Museu Antropológico e está sendo trabalhada a partir de 2023, com a produção de planilhas e tabelas de controle, levantamento de informações pormenorizadas sobre cada objeto, assim como instrumentos de gestão e controle sobre este acervo.  

Acreditamos que estas coleções podem ser utilizadas como uma importante ferramenta de pesquisa para estudiosos e estudantes interessados na antropologia e na história do Rio Grande do Sul e do Brasil.  

*** BARCELOS NETO, A. (2006). A cerâmica wauja: etnoclassificação, matérias-primas e processos técnicos. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (15-16), 357-370. https://doi.org/10.11606/issn.2448- 1750.revmae.2006.89727
FRANCO NETO, João Veridiano. Xamanismo Kalapalo e Assistência Médica no Alto Xingu: Estudo etnográfico das práticas curativas. Campinas: [s.n.], 2010. 308 p.
POLÍTICA DE ACERVO
Reserva Técnica 1

No momento, a Reserva Técnica 1 não possui Política de Acervo vigente. A elaboração de protocolos está prevista e, até que tal Política esteja implementada, processos como de visita e de acesso ao acervo estão sujeitos à discricionariedade da servidora encarregada pela reserva, bem como pelas orientações da Comissão de Acervo do MARS. Assim, todo e qualquer acesso à RT1 depende de autorização expressa de autoridade encarregada para tanto, cabendo ao solicitante cumprir as exigências impostas e zelar pela segurança do acervo e da reserva técnica sob as penas da lei.

Contatos

Caso seja de teu interesse obter alguma informação a respeito do acervo etnográfico do MARS, solicitar pré-agendamento de visita ou caso tenha outra questão, podes entrar em contato a partir da página Fale Conosco.