MARS

Comissão de Acervo
Integrantes
Composição atual
A Comissão de Acervo do MARS é uma estrutura da organização da instituição – prevista em regimento e instituída pela Portaria nº 85/2013/SEDAC – composta por integrantes da equipe do museu e por membros convidados para mandatos de 02 (dois) anos. À Comissão compete, entre outras coisas, analisar todas as questões pertinentes ao ingresso, movimentação e desvinculação do acervo.
felipe
Felipe Benites Tramasoli
Arqueólogo
Felipe Benites Tramasoli

Bacharel em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atuou como monitor de diversas disciplinas e integrou o projeto Paisagem e identidades: a modernidade rio-grandina. Ainda, mestre em Arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com bolsa da CAPES, desenvolvendo pesquisa sobre a paisagem urbana contemporânea da cidade do Rio Grande, que resultou na realização de uma série de intervenções urbanas e da criação de uma exposição virtual de fotografias: Rio Grande Cinza. E, atualmente, desenvolve sua pesquisa de doutorado em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa do CNPq, onde está elaborando, como parte de sua atividades, um podcast introdutório à Arqueologia: Pequeno Manual de Arqueologia.

Possui vasta experiência no Licenciamento Arqueológico desenvolvido em áreas urbanas, tendo trabalhado por anos em empreendimentos realizados no município de Porto Alegre, e na análises de acervos arqueológicos oriundos de sítios desta natureza.

Tem como principais interesses de pesquisa: a paisagem urbana, a relação entre Arqueologia e Estado, a extroversão do patrimônio cultural, a gestão de acervos, além dos efeitos do projeto moderno na produção do conhecimento na Arqueologia.

Foi servidor do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul e, desde julho de 2021, é Analista em Assuntos Culturais (Arqueologia) da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande Sul, lotado no Museu Antropológico do RS.

marie
Maria Helena Sant'Ana
Antropóloga
Maria Helena Sant'Ana

Antropóloga. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas (2017) Com bolsa do Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior CAPES na Université du Bourgogne (França). Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Graduou-se em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) Foi Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul de 1998 a 2019. Nesta Universidade foi Editora da Revista Barbarói (2018-2019) Coordenadora do Memorial Unisc (fevereiro de 2007 e dezembro de 2009). Antropóloga e Analista Cultural do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul / SEDAC RS. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Museus. Tem se dedicado aos temas de Memória e identidade social, espaço, territorialidade e trajetórias urbanas, habitação popular, políticas públicas, com ênfase nos últimos anos em patrimônio imaterial, narrativas, performances e poéticas memoriais negras e afrodescendentes.

ana-luiza
Ana Luiza Carvalho da Rocha
Antropóloga
Ana Luiza Carvalho da Rocha

Graduação em Ciências Sociais/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Mestrado em Antropologia Social/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e Doutorado em Antropologia - Université Paris Descartes (1994). Atualmente é Consultora do Centro Memória da Arquitetura e do Urbanismo/CAU do Instituto de Arquitetos do Brasil (RS) e da Comissão do Acervo do Museu de Artes do Rio Grande do Sul/MARS. Membro da Rede de Pesquisa Metropolização, Paisagens Híbridas e Memória ambienta/RMPM e R.A.I.U - Rede de pesquisa Luso-Brasileira em Artes e Intervenções Urbanas. Professora do corpo docente do Mestrado ProfAGUA/Instituto de Pesquisas Hidráulicas/ UFRGS/AGência NAcional de Aguas/ANA. Professora colaboradora no Programa de Antropologia Visual/UFRGS e coordenação de pesquisa do Banco de Imagens e Efeitos Visuais/ Laboratório de Antropologia Social/UFRGS. Atua na área da produção audiovisual e na pesquisa com repositórios digitais de pesquisa antropológica na WEB. Premiações: Prêmio Melhor filme etnográfico I Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos, Maceió-Alagoas/BRASIL (roteiro) 2011. Prêmio I MOVE - Melhor vídeo etnográfico - Categoria Expressão cultural, Universidade Federal de Goiânia/UFG , direção e roteiro (2010). Prêmio Manuel Diégues Junior, incentivo à pesquisa, Mostra Internacional do documentário etnográfico, Rio de Janeiro, direção e roteiro (2008), Prêmio Xanduca de Angico: Produção de Filmes Etnográficos, Universidade Federal de Alagoas (2005), direção, pesquisa e roteiro. Premio Pierre Verger - Filme Etnográfico, direção e roteiro, (1998) Membro da Associação Brasileira de Antropologia.ORCID (0000-0002-2294-5932)

fernanda-tocchetto
Fernanda Bordin Tocchetto
Arqueóloga
Fernanda Bordin Tocchetto

Possui graduação em Historia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em História, Área de Concentração em Arqueologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). É coordenadora do Programa de Arqueologia Urbana de Porto Alegre, RS, desenvolvido pelo Museu de porto Alegre Joaquim Felizardo, órgão da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia histórica-práticas-unidades domésticas, arqueologia - porto alegre, arqueologia histórica, gestão do patrimônio arqueológico. 

marcia-bertotto
Márcia Regina Bertotto
Museóloga
Márcia Regina Bertotto

Museóloga. Licenciada e Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987). Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2013). É professora adjunta atuando no Curso de Bacharelado em Museologia e no Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio (GEMMUS/UFRGS) e do Grupo de Pesquisa Gestão de Acervos e Direitos Humanos (GADH). Membro suplente do Conselho de Administração do ICOMBR (2021/2024). Conselheira Suplente do COREM 3 R (2021-2022). Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: museologia, políticas públicas de cultura e gestão de museus.