MARS

MARS celebra seus 45 anos!

O Museu Antropológico do Rio Grande do Sul celebrou no último dia 11 de maio os seus 45 anos de existência, completados no último dia 20 de abril. Estiveram presentes, além da Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, o diretor do Departamento de Memória e Patrimônio, Eduardo Hahn, bem como diversas pessoas da sociedade civil que mantém relações de colaboração e apoio com a instituição e, ainda, ex-servidores e ex-diretores da instituição.

O evento contou, em sua abertura, com as rezas da Cacica Gáh Téh, liderança política-espiritual do povo Kaingang. Na sua fala, a Cacica celebrou a união de esforços entre os povos indígenas, profissionais da área e apoiadores, no trabalho de luta pela garantia de direitos dos povos originários e tradicionais.

Na ocasião, a diretora do MARS, Letícia de Cássia, apresentou a todos o novo site da instituição, bem como a página comemorativa dos 45 anos do museu, desenvolvida especial para a ocasião e que ressalta algumas das diversas atividades promovidas pelo museu ao longo de sua história e, ainda, destacou a importância da instituição que conta com cerca de 43 mil itens em seu acervo.

Durante a cerimônia, ainda, o servidor Arienei Erian Azevedo de Abreu, que trabalhou no MARS por 21 anos, recebeu uma placa das mãos da Secretária Beatriz Araujo, em homenagem aos serviços prestados à instituição.