MARS

MARS no 5º Dia Estadual do Patrimônio Cultural

O Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, com muito orgulho, participa da 5º edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac)! Confira abaixo:

Lançamento do Acervo Digital do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul

Quando? Dia 17 de agosto de 2023, às 17h
Onde? Site oficial do MARS – MARS.rs.gov.br

A partir das 17 horas do dia 17 de agosto – em referência à instituição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural pelo Decreto Nº 54.608 – o MARS vem orgulhosamente à público disponibilizar parte de seu acervo digitalizado através da plataforma Tainacan no site oficial do museu. Embora a digitalização da totalidade dos bens ainda esteja em andamento, visto que o MARS possui mais de 30 mil itens, é com muito orgulho que disponibilizamos o resultado parcial, que já conta com uma coleção inteira de nosso acervo etnográfico.

Oficina “Um dia como Arqueólogo(a) – edição Porto Velho da cidade do Rio Grande”

Quando? Dia 19 de agosto de 2023, das 10h às 12h e das 13h às 16h
Onde? Sala Múltiplos Usos do Memorial do Rio Grande do Sul

Durante o dia 19 de agosto, em comemoração ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, a equipe do MARS estará recepcionando grupos de crianças/adolescentes para uma atividade lúdica que visa a simulação de uma escavação em pequena escala de uma estrutura que remete ao primeiro cais de pedra da Cidade do Rio Grande recentemente encontrado durante escavações arqueológicas naquela cidade.

Além disso, será oferecida aos participantes uma contextualização de tais trabalhos pela equipe do MARS a partir de recursos audiovisuais.

Lançamento do Relatório Técnico da digitalização do acervo do MARS

Quando? Dia 20 de agosto de 2023, às 14 h
Onde? Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul

No dia 20 de agosto, a equipe do MARS apresentará à comunidade o Relatório Técnico da digitalização de seu acervo, apresentando a metodologia empregada, os resultados parciais, bem como as perspectivas futuras de disponibilização da integralidade de seu acervo.

Palestra – O lai da cidade de pedra, água e luz:  arqueologia do Porto Histórico do Rio Grande e a construção da modernidade nos confins do Brasil Meridional.

Quando? Dia 20 de agosto de 2023, às 15 h
Onde? Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul

O MARS convida a toda a comunidade sulriograndense a prestigiar a palestra proferida pelo arqueólogo Me. Luiz Alberto Silveira da Rosa, coordenador das pesquisas arqueológicas desenvolvidas na região do Porto Velho da cidade do Rio Grande, que visa trazer ao público os resultados preliminares das escavações, reflexões sobre a constituição da paisagem urbana a partir da ótica da Arqueologia.

Resumo: De entreposto militar, em um ponto ermo das Américas, a um importante nó na rede Atlântica de comércio marítimo, a cidade do Rio Grande, sofreu drásticas transformações. O constante ir e vir dos navios, dos tripulantes e dos produtos, trouxe à povoação as novas ideias que surgiam e se propagavam no hemisfério norte: a chamada modernidade. A formação e transformações do porto histórico de Rio Grande foram essenciais nesse relacionamento de expansão e interconectividade da modernidade. A pesquisa arqueológica realizada em conjunto com as obras de revitalização do porto histórico do Rio Grande oferece uma oportunidade única para explorar esse passado, cujos resultados iniciais pretendemos discutir nessa apresentação.

Luiz Alberto Silveira da Rosa é Bacharel em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestre em Antropologia com ênfase em Arqueologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como arqueólogo e gerente de projetos em processos de licenciamento ambiental de bens arqueológicos e projetos de gestão do patrimônio cultural. Como pesquisador, se dedica ao período moderno, formação do mundo atlântico, arqueologia marítima e a aplicação da gestão de projetos em arqueologia.

17 de agosto, Dia Estadual do Patrimônio Cultural

O dia 17 de agosto é reconhecido como a data nacional de celebração ao Patrimônio Cultural desde 1998, e esta ocasião tem como objetivo prestar tributo ao advogado, escritor e jornalista, Rodrigo Melo Franco de Andrade, que completaria 100 anos naquela data, sendo ele o grande responsável pela criação, em 1937, do, hoje, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.

E, desde 2019, a partir do Decreto 54.608/2019, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul celebra também, na mesma data, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural através da Secretaria de Estado da Cultura. As comemorações se concentram no terceiro final de semana do mês de agosto, contemplando atividades de sensibilização e de educação patrimonial, bem como a preservação, a proteção, a valorização e a salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial.

Neste ano de 2023, “Cultura e Cidadania” foi o tema escolhido para o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que tem promovido diversas reflexões acerca da importância da valorização do patrimônio cultural regional, especialmente no reconhecimento da riqueza da diversidade cultural do Rio Grande do Sul.